+

Planejamento Futuro

PLANO DE OBJETIVOS E METAS- PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DO PBF PARA O TRIÊNIO 2013-2015:

A coordenação e o Conselho Acadêmico do programa atuam conjuntamente para que os objetivos e metas sejam cumpridos.

O PBF tem como objetivos e metas:

1) Continuar atuando FORTEMENTE NA ESTABILIDADE DO CORPO DOCENTE DO PROGRAMA, com inserção cuidadosa de novos docentes, considerando sempre o quadro de previsão de aposentadorias da UEM;

Indicadores de 2013: dentre os 15 DP, 10 (66,7%) estão no PBF desde a sua criação apesar das recentes aposentadorias, indicando a adesão do DP ao Programa. Ainda, todos os 15 DP estão no Programa a no mínimo 2 triênios.

2) Continuar estimulando A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE MAIOR IMPACTO.

Indicadores de 2013: FORAM PUBLICADOS 79 ARTIGOS COMPLETOS em periódicos, equivalendo a 5,3 artigos por docente permanente.

Convertendo em PONTOS (conforme estipulado pela CAPES: A1=100 pontos, etc), o total foi de 4655 PONTOS (46,6 artigos A1) e 310,3 pontos (ou 3,1 artigos A1) por docente permanente.

-Os 4655 PONTOS obtidos com as publicações em 2013 já representam 55,4% DA PONTUAÇÃO TOTAL OBTIDA PELO PROGRAMA NO TRIÊNIO ANTERIOR completo (2010-2012), que foi de 8.400 pontos, o que demonstra significativo aumento.

3) Continuar estimulando A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE MAIOR IMPACTO E COM DISTRIBUIÇÃO MAIS HOMOGÊNEA ENTRE OS DOCENTES PERMANENTES.

Indicadores de 2013: DENTRE OS 15 DOCENTES PERMANENTES, 14 (93,3%) publicaram artigos completos em 2013, no estrato B2 ou superior. O único DP que não publicou artigo completo, teve o depósito de 3 patentes no INPI (Elza K Grimshaw).

4) MANTER A EXIGÊNCIA DE PUBLICAÇÃO DE NO MÍNIMO 1 ARTIGO classificação Qualis/CAPES/Farmácia B2 ou superior por DISSERTAÇÃO defendida;

5) MANTER A EXIGÊNCIA DE PUBLICAÇÃO DE NO MÍNIMO 2 ARTIGOS classificação Qualis/CAPES/Farmácia B1 ou superior por TESE defendida;

6) Continuar estimulando constantemente à PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES/EGRESSOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO

Indicadores de 2013: a participação de discente/egresso nas publicações tem se elevado ano a ano: 53,3% em 2010, de 41,07% em 2011, 51,0% em 2012 e obteve seu maior índice em 2013, que foi de 62%.

7) Continuar estimulando a REALIZAÇÃO DE PÓS-DOUTORADO PELOS DOCENTES

No triênio 2013-2015, a meta é ter 3 novos pós-doutores entre os docentes do PBF.

Indicadores de 2013 e 2014:

-SUELI DE OS LAUTENSCHLAGER: Pós-Doutorado na University of Central Florida/EUA. Bolsa aprovada pela CAPES em dezembro/2013; Período de realização: 01/2014 a 02/2015.

-ELZA K GRISHAW: Pós-Doutorado em andamento; University of Southern Califórnia/EUA; Período de realização: 09/2013 a 08/2014.

8) Continuar estimulando FORTEMENTE a adoção de NOVAS ESTRATÉGIAS para buscar cada vez mais a INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA

9) Continuar estimulando FORTEMENTE as participações em projetos interinstitucionais como por exemplo PROCAD/CASADINHO, INCt, etc;

10) Continuar estimulando FORTEMENTE a integração entre o corpo docente do programa e a graduação

Alguns indicadores de 2013:

-Todos os docentes permanentes do programa (n=15) orientaram acadêmicos em projetos de pesquisa e/ou extensão.

-A orientação de 54 graduandos em projetos com ou sem bolsas (PIBIC, PIC, PET e outras) por docentes do programa ao mesmo tempo em que detecta precocemente novos potenciais para a pós-graduação “stricto sensu”, estabelece integração entre graduação e pós-graduação. Mais especificamente, 47 graduandos foram orientados em projetos de pesquisa a grande maioria (45 graduandos) com bolsas de iniciação científica do CNPq ou da Fundação Araucária/PR; 7 acadêmicos foram em projetos de extensão ou ensino da UEM, todos com bolsa da própria instituição.

-Esta integração refletiu ainda na participação de acadêmicos de graduação nas 251 comunicações em congressos/eventos (que incluíram apresentação de trabalhos e publicação de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos em anais de evento ou de revistas científicas), com grande participação de alunos da graduação.

– TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Foram orientados 5 acadêmicos de Graduação da UEM em seus TCC por 4 docentes do Programa detalhado em Indicadores de Integração com a Graduação (5- Plataforma Sucupira).

11) Continuar estimulando FORTEMENTE a implementação da produção técnica por parte dos docentes