+

Evento discutirá Integridade Científica

A prática da pesquisa como outras atividades humanas está sujeita a práticas consideradas não íntegras e antiéticas. Estas práticas são avaliadas numa área chamada de Integridade Científica que discute questões de todas as etapas do processo da pesquisa, desde o projeto até a publicação. Práticas consideradas incorretas envolvem por exemplo citação incorreta de ideias e textos de outras pessoas caracterizando similaridade de texto e até mesmo plágio. Diante dos desafios é preciso aprender técnicas e cuidados corretos para que não sejam realizados erros de forma inclusive involuntário. Os pós-graduandos são pesquisadores em formação avançada e estão diretamente envolvidos com todas as etapas da pesquisa e redação de suas dissertações e teses. Por isso, é importante oferecer aos pós-graduandos a discussão e a formação na área de Integridade Científica. A UEM há três anos desenvolve o Seminário de Integridade Científica dos Programas de Pós-Graduação em Saúde discutindo estas questões.  Na terceira edição, em 2017 serão abordadas questões teóricas e práticas com a participação de 4 palestrantes da própria Universidade e de outras renomadas Instituições.

Fica aberto o convite para que todos participem deste evento de formação e reflexão de pesquisa de qualidade e com integridade. O evento está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociência e Fisiopatologia e acontecerá nas manhãs dos dias 28 e 29 de novembro, no auditório do Nupélia, bloco H90.

Inscrições diretamente pelo link https://goo.gl/forms/YYwzn3gHhT2UQSaq2.

Informações no Bloco T20, sala 110 período da manhã ou pelo fone 30114805 ou sec.pbf@gmail.com. O evento terá certificação de 8 horas, o valor de inscrição é de R$ 20,00 e tem limite de vagas.